Eficiência Energética e Manutenção

A Energia Lateral especializou-se na implementação de projectos de Eficiência Energética por via de Contratos de Performance Energética.
Integramos as competências exigidas para oferecer aos seus clientes uma abordagem integrada de projetos no domínio da eficiência energética.
Eficiência Energética

As medidas de eficiência energética têm retornos de investimento com prazos curtos: poucos meses a cerca de 4 anos.
Medidas como sistemas iluminação eficiente e controlo de iluminação permitem poupar até 80% nos consumos. Sistemas de gestão de energia permitem uma visualização a produção de relatórios com informação em tempo real dos consumos facilitando o seu controlo em tempo útil e a sensibilização para a importância da poupança de energia.

Anos
Retorno Investimento

%
Poupança
Metodologia

A metodologia de processos seguida pela Energia Lateral na área de Eficiência Energética permite identificar medidas de racionalização de custos, criar objectivos, e planos de ação para atingir as metas definidas em parceria com os clientes.
A metodologia passa pela análise das condições do cliente, definição da melhor solução de eficiência energética a implementar, procurement, fornecimento e instalação dos equipamentos necessários ao desenvolvimento do projecto, financiamento e por fim gestão operacional assumindo a responsabilidade pela gestão do projecto e garantindo a sua performance conforme acordado com o cliente contratualmente.

Diagnóstico Energético

Os Contratos de Performance Energética (CPE) implicam que a Energia Lateral se compromete, através da implementação de medidas de eficiência energética acordadas com o cliente, a baixar o valor da fatura energética paga por este.

  • Durante o prazo de contrato acordado entre o cliente e a Energia Lateral, ambas as entidades partilham as economias obtidas com a implementação do projeto.
  • Terminado o prazo do contrato, o valor total das Economias reverte para o cliente.
  • Sem realizar qualquer investimento inicial, o cliente usufrui de Economias logo após a implementação do projeto.
Os CPE são uma solução de melhoria da Performance energética, em que o cliente só investe com parte das poupanças geradas.
A Energia Lateral assume a responsabilidade da posse e gestão do projeto, garantindo ao cliente a excelência da performance dos equipamentos. E, por consequência, diminuindo o risco do cliente.
Vantagens dos Contratos de Performance Energética (CPE)
  CPE Financiamento
Procurement da melhor solução Sim Não
Fornecimento e instalação do equipamento Sim Não
Financiamento da solução Sim Sim
Acompanhamento e aceitação da obra Sim Não
Risco e gestão do projeto Sim Não
Seguro do equipamento Sim Não
Suporte dos custos periódicos de operação e manutenção Sim Não
Remuneração consoante a redução de consumos / performance Sim Não
Contabiliza como endividamento Não Sim
Partilha das poupanças desde do início do projeto Sim Não
Alivia constrangimentos de tesouraria Sim Não
Contacte-nos

Contacte-nos hoje mesmo para saber mais sobre CPEs.