Energia Solar Residencial

A Energia Lateral começou a instalar sistemas fotovoltaicos residenciais em 2009 e combina forças com marcas e distribuidores espanhóis, alemães, americanos e chineses, recorrendo a equipamentos de classe mundial.
Para instalação temos mais de 15 anos de experiência. Servimos clientes, desde pequenos até de grande escala, em Portugal, Espanha, França e Itália num total de mais de 100 centrais fotovoltaicas solares e 30 turbinas eólicas.

Funcionamento Sistema Híbrido Residencial

Legenda:

1 - Turbina Eólica
2 - Painéis Solares Fotovoltaicos
3 - Inversor e Sistema de Gestão
4 - Baterias- no diagrama-exemplo Battery
5 - Contador
6 - Rede Eléctrica

Vantagens

Produção de Energia Solar Fotovoltaica

Redução Dependência Energética

A principal vantagem da produção de electricidade fotovoltaica para autoconsumo é a diminuição da dependência energética e a redução imediata e inequívoca da factura de electricidade.

Tecnologia fiável

A tecnologia solar é muito fiável e com durabilidade largamente comprovada, permitindo produção de electricidade, melhoria da qualidade da energia e gestão da potência de horas de ponta.

Controlo e Previsibilidade de Custos

A produção solar permite reduzir e controlar os custos energéticos a longo prazo, contrastando assim com a vulnerabilidade ao aumento consistente das tarifas de electricidade dos últimos anos.

Bom Investimento

O investimento numa central fotovoltaica, apesar de ser um projecto de médio prazo, apresenta um payback em torno dos 4 a 7 anos e custos unitários de produção significativamente inferiores ao que se paga à rede eléctrica.

Impacto Ambiental

A energia solar fotovoltaica e eólica promovem a capacidade de produção renovável, proveniente de recursos endógenos e assim contribui de forma directa para a sustentabilidade.

Funcionamento

Energia Solar Fotovoltaica para Autoconsumo

Um sistema de produção de electricidade solar para autoconsumo permite produzir energia solar para consumo em instalações eléctricas em empresas, instituições ou casas. Durante o dia a electricidade produzida é consumida pelos equipamentos em funcionamento e, se existir algum excedente de electricidade (produzida e não consumida) esta poderá ser vendida à rede e a produção remunerada, de acordo com o tarifário definido ou então armazenar.

Todos os projectos desenvolvidos pela Energia Lateral seguem uma metodologia rigorosa para que as soluções sejam verdadeiramente adequadas aos consumos e características físicas do cliente. No desenvolvimento das soluções são abordados todos os aspectos, desde o enquadramento legal, passando pela análise dos consumos actuais, análise das condições para instalação, definição da solução de engenharia, valorização da mesma finalizando com a previsão e valorização da produção e apresentação dos dados de financiamento.

Funcionamento

Sistemas Solar Fotovoltaicos com Baterias

Um sistema de autoconsumo com acumulação gere a produção, armazenamento e consumo de forma automática. A energia produzida pelos painéis fotovoltaicos será transportada até um inversor e controlador de carga inteligente, que gere a energia produzida pelos painéis de forma a maximizar o seu aproveitamento. Apresenta-se em seguida a imagem que nos permitem visualizar o funcionamento do sistema solar com baterias.

  • No início do dia, a produção solar começa a alimentar a casa evitando o consumo vindo da rede
  • A meio da manhã o consumo é inferior á produção e o excedente da produção é armazenado nas baterias
  • Ao meio dia quando a produção atinge o seu pico e as baterias estão carregadas, o excedente é vendido à rede
  • A meio da tarde quando a produção solar já não é suficiente, o consumo passa automaticamente a ser alimentado pelas baterias
  • Durante a noite, quando a energia armazenada já foi consumida, a energia passa a vir da rede eléctrica.

Clientes

Estes são apenas alguns exemplos dos trabalhos realizados.

Instalação energia Solar Residencial
Instalação energia Solar Residencial
Instalação energia Solar Residencial

Comunidades de Energia Renovável (CER)

Também chamado autoconsumo colectivo, as Comunidades Energéticas produzem e utilizam energia renovável para satisfazer as necessidades dos seus membros (empresas, instituições e população em geral).

O elevado potencial das Comunidades prende-se com a possibilidade de aumentar de forma substancial os impactos benéficos da produção nomeadamente ambientais e também económicos. Cada membro poderá produzir e vender o excedente para o resto da comunidade e assim e assim todos podem aumentar a produção e eficiência do seu uso.

A legislação portuguesa permite este tipo de associações e além das vantagens intrínsecas para os membros (económicas e ambientais) existem benefícios a nível de redução dos custos da electricidade comprada dentro e fora da comunidade.

Fale connosco para começar a controlar os seus custos

Terá um contacto personalizado e pode contar com eficácia e o nosso empenho.

Whatsapp

910 319 271

E-mail

geral@energialateral.pt

Telefone

210 183 234

Morada

Inovisa - Tapada da Ajuda,
1349-017 Lisboa