A Energia Lateral começou a instalar sistemas fotovoltaicos residenciais em 2009 e combina forças com marcas e distribuidores espanhóis, alemães, americanos e chineses, recorrendo a equipamentos de classe mundial.
Para instalação temos mais de 15 anos de experiência. Servimos clientes, desde pequenos até de grande escala, em Portugal, Espanha, França e Itália num total de mais de 100 centrais fotovoltaicas solares e 30 turbinas eólicas.
1 - Turbina Eólica
2 - Painéis Solares Fotovoltaicos
3 - Inversor e Sistema de Gestão
4 - Baterias- no diagrama-exemplo Battery
5 - Contador
6 - Rede Eléctrica
A principal vantagem da produção de electricidade fotovoltaica para autoconsumo é a diminuição da dependência energética e a redução imediata e inequívoca da factura de electricidade.
A tecnologia solar é muito fiável e com durabilidade largamente comprovada, permitindo produção de electricidade, melhoria da qualidade da energia e gestão da potência de horas de ponta.
A produção solar permite reduzir e controlar os custos energéticos a longo prazo, contrastando assim com a vulnerabilidade ao aumento consistente das tarifas de electricidade dos últimos anos.
O investimento numa central fotovoltaica, apesar de ser um projecto de médio prazo, apresenta um payback em torno dos 4 a 7 anos e custos unitários de produção significativamente inferiores ao que se paga à rede eléctrica.
A energia solar fotovoltaica e eólica promovem a capacidade de produção renovável, proveniente de recursos endógenos e assim contribui de forma directa para a sustentabilidade.
Um sistema de produção de electricidade solar para autoconsumo permite produzir energia solar para consumo em instalações eléctricas em empresas, instituições ou casas. Durante o dia a electricidade produzida é consumida pelos equipamentos em funcionamento e, se existir algum excedente de electricidade (produzida e não consumida) esta poderá ser vendida à rede e a produção remunerada, de acordo com o tarifário definido ou então armazenar.
Todos os projectos desenvolvidos pela Energia Lateral seguem uma metodologia rigorosa para que as soluções sejam verdadeiramente adequadas aos consumos e características físicas do cliente. No desenvolvimento das soluções são abordados todos os aspectos, desde o enquadramento legal, passando pela análise dos consumos actuais, análise das condições para instalação, definição da solução de engenharia, valorização da mesma finalizando com a previsão e valorização da produção e apresentação dos dados de financiamento.
Um sistema de autoconsumo com acumulação gere a produção, armazenamento e consumo de forma automática. A energia produzida pelos painéis fotovoltaicos será transportada até um inversor e controlador de carga inteligente, que gere a energia produzida pelos painéis de forma a maximizar o seu aproveitamento. Apresenta-se em seguida a imagem que nos permitem visualizar o funcionamento do sistema solar com baterias.
Estes são apenas alguns exemplos dos trabalhos realizados.
Também chamado autoconsumo colectivo, as Comunidades Energéticas produzem e utilizam energia renovável para satisfazer as necessidades dos seus membros (empresas, instituições e população em geral).
O elevado potencial das Comunidades prende-se com a possibilidade de aumentar de forma substancial os impactos benéficos da produção nomeadamente ambientais e também económicos. Cada membro poderá produzir e vender o excedente para o resto da comunidade e assim e assim todos podem aumentar a produção e eficiência do seu uso.
A legislação portuguesa permite este tipo de associações e além das vantagens intrínsecas para os membros (económicas e ambientais) existem benefícios a nível de redução dos custos da electricidade comprada dentro e fora da comunidade.
Terá um contacto personalizado e pode contar com eficácia e o nosso empenho.
geral@energialateral.pt
210 183 234
Inovisa - Tapada da Ajuda,
1349-017 Lisboa